7 de mai de 2009

Como criar um Blog [de RPG]!




Olá Leitor!
Mais uma vez mudamos a pintura da nossa casa, a capa do Grimório agora está mais atrativa (Com Banner novo e tudo, e este com direito à uma mini-caricatura do nosso 'Defensor perante outros Blogs de RPG', o Arkano!) Mais não vim aqui para falar somente disso. Estava dando uma olhada nas Twittadas da Blogosfera, e o Blog/Site RPGísta, à comando do Alexandre, postou uma matéria sobre Como fazer um blog. Um grande resumão, que por sinal ficou bom demais para quem é leigo no assunto. Mas e quando o nicho do blog a ser criado é o RPG? Será que é tão fácil como visto no resumo do Alexandre. Clica ali no 'Leia Mais...' e confira!


Há diferença em criar um blog de RPG e um com assuntos variados?

Bom, analisando superficialmente, blog é blog, logo não há dificuldades. Você começa a criar como se fosse um blog normal. Escolhe um Gerenciador (Blogger, Wordpress, etc.), escolhe seu template, um nome pro blog, e tudo mais que um blog precisa ter. Mas o fator principal do blog, que vai 'ancorar' visitantes é o conteúdo, e este é o que poderiamos dizer de 'problema' quando se trata de um blog de RPG. Escrever sobre o quê? Ah sim, um blogueiro de RPG não só posta, ele escreve, o que faz dele também um escritor (e que por sinal temos muitos 'escritores' realmente bons na nossa blogosfera), já um blogueiro comum posta o que é novidade, ou conta um pouco de como foi seu dia (acredito que se eu fizesse isso, não teria dificuldades em manter uma postagem por dia). Mesmo que ele seja 'o cara' das letras, ele não conseguirá falar de TUDO sobre RPG, o nicho é pequeno, mas é grande (?). Geralmente, escolhemos um sistema e/ou cenários, àqueles que mais nos identificamos, àqueles que jogamos ou que gostaríamos que fosse feito um 'upgrade' (nesse caso, feito pelo próprio blogueiro!). Temos que verificar também as nossas fontes, não é só pegar qualquer sistema por aí e sair falando, algumas editoras são boazinhas, outras não! E não adianta, você não conseguirá leitores de uma hora para outra. Ser reconhecido no cenário RPG dá trabalho, tem que ter muita cabeça e respirar RPG (e saber o que está dizendo, é claro!). Tendo visto todos estes fatores, tenha certeza, seu blog vai para frente!

Relação de Parceria entre Blogs!

Todos os blogueiros do nicho RPG (ou pelo menos a maioria) temos um lar onde podemos discutir internamente os assuntos recentes. É uma casa de escritores. E que dá muito apoio àqueles que estão começando. Uma coisa que rola muito produtivamente é a relação de parcerias. Não temos muita rivalidade, até porque, de uma certa forma, construímos o RPG na internet. Então, novo blogueiro, não se sinta perdido, procure seu novo lar.

Dinheiro x RPG.

Não, não adianta. Escrever sobre RPG não lhe trará lucros. Pode ter AdSense, UOLAfiliados, Submarino, ou qualquer outro lucrador, não rola! Quer criar um blog para ganhar dinheiro? Escreva sobre tecnologia, psicologia de vida, futebol e tente a sorte. São muito poucos os blogs de RPG popularmente conhecidos, e acredito que mesmo eles não devem ganhar dinheiro a ponto de parar de trabalhar pois o que ganha com o blog assemelha-se à um salário!

Meu exemplo.

Depois do 'boom' que foi a volta do 3D&T na versão Alpha! Voltei a dar uma olhada nos blogs de RPG, particularmente um, o Inominattus, que eu lia fazia algum tempo, quando não sabia que era um blog, ou mesmo que existia uma blogosfera sobre RPG. Foi daí que em Fevereiro, resolvi fazer um blog e escrever sobre 3D&T, no cenário de Tormenta. No começo, estava somente convertendo da versão TURBO para Alpha. Aí as idéias rolaram em minha mente e consegui criar algumas coisas. A Blogosfera ajuda muitos que estão apenas começando. Passei por problemas na 2ª metade de Abril. Provas na faculdade e problemas no trabalho, e mais o bloqueio de escritor influenciam quando você quer atualizar o blog. O Grimório ficou abandonado, mas continuava recebendo os paraquedistas que procuram sobre Tormenta no Google, e vi que eles não podiam ficar na mão. Então em Março resolvi voltar, independente das notas baixas na faculdade (Cálculo 1 é brabo, principalmente Limites e Derivadas), o RPG deve sobreviver. Agora tô procurando alguém pra me ajudar nessa empreitada. Sozinho é difícil.

Conclusão.

Bom RPGísta, se criar um blog, avise-nos, estaremos sempre ajudando àqueles que começam nessa maratona.

Link da Lista de Blogs de RPG: http://groups.google.com.br/group/blogsderpg

[mimimi MODE : ON]

Ajude um analista rpgísta!

Alguém têm uma apostila sobre Limites e Derivadas? Ou Cáculo 1? O Semestre tá acabando e minha primeira prova não foi lá muito boa. Desde já agradeço! Hehe...

[mimimi MODE : OFF]

Abraços do Arcano!

16 comentários:

blogquarentaedois on 7 de maio de 2009 13:48 disse...

Muito bom post!!!!

O Novo template ficou muito bom tbm!!

Quanto ao cálculo não posso te ajudar, sou publicitário :D

Cavaleiros on 7 de maio de 2009 14:27 disse...

Olá!
Matéria boa e vc está certo: blogs de RPG não dão dinheiro XD

Quanto a Tormenta, não posso ajudar (por mais fã de criações e adaptações que seja). Não conheço e não gosto do cenário XD

Até and Bye...

Alexandre on 7 de maio de 2009 15:35 disse...

Tempo. Esse tem sido meu maior limitador para escrever.
Sem ter uma galera que escreva junto com a gente, é muito difícil tocar o barco no mesmo ritmo que os outros blogs por aí. A menos que você foque o seu blog tremendamente em um assunto (um sistema ou cenário, por exemplo).

Você está certo quando diz que pra chamar a atenção tem que "respirar" RPG. Esse hobby dá trabalho, viu?

Fellipe Arcano on 7 de maio de 2009 17:10 disse...

Obrigado os elogios pessoal!
Pelo que eu vi, pelo menos alguns se identificaram!

adrenalinarpg on 8 de maio de 2009 20:36 disse...

Tbm gostei do Post, acabei de conferir no Google Reader do posts selecionado pelo Tio Nitro.

Abrçs e Bons Jogos.

gedson on 11 de maio de 2009 00:05 disse...

olá.
estou tentando começar nessa vida de blogueiro também.
não espero mesmo ganhar qualquer coisa com isso, alem de alguns novos amigos e um pouco mais de conhecimento no meu hobby favorito.
ficaria muito grato com informações de como deixar meu blog melhor... as informações, eu sei o que quero passar, mas quanto ao formato... sou um total analfabeto... escolhi o wordprees total aleatoriamente. rs
conto com a ajuda de vocês.

Fellipe Arcano on 11 de maio de 2009 09:40 disse...

Olá Gedson,
Desejo boa sorte nesse hobbie trabalhoso!
Mande o link do seu blog para que possamos ajudar no que podemos!

Bruno Charles Pz! on 11 de maio de 2009 13:54 disse...

Olá Felipe!

Sobre a apostila, esse link [1] aqui me ajudou muito quando fiz Cálculo 1 :)

[1] http://www.math.umn.edu/~garrett/calculus/first_year/notes.pdf

Abraços! Ótimo blog e espero que o material te ajude :)

Fellipe Arcano on 11 de maio de 2009 16:43 disse...

Cara,
Muito Obrigado pelo Link!

E agradeço os comentários!

gedson on 12 de maio de 2009 19:51 disse...

é esse aqui... http://kenderspeak.wordpress.com/
valeu pela força

Lord Zog on 15 de outubro de 2009 17:22 disse...

bacana o post.
Meu novo blog e que fala de rpg é o: http://omundodoslordes.blogspot.com

Legacy of Dragon on 30 de março de 2010 21:13 disse...

Muito boa a matéria, não sei se foi por acaso mas hoje mesmo criei o blog do meu novo grupo de RPG, já tinha uma base do que fazer mas gostei do que vi por aqui, isso vai me ajudar muito!

Se tiver alguma dica estou aberto a sugestões.

Thiago Sanches "Mega" on 1 de maio de 2010 21:00 disse...

Iaí brother tudo joia?

gostei do conteúdo do teu blogger

e se possível se puder ajudar a divulgar o meu blog, desde já agradeço pela força.

obrigado!

ah e claro virei um seguidor.
e gostaria de saber se posso colocar um link do teu site lá no meu blog?

http://tavernadomega.blogspot.com/p/home.html

Ian H. on 19 de junho de 2011 22:39 disse...

Eu sou novo neste ramo de blog de RPG e queria uma umas dicas e queria recebelas por email.O meu email é ianhojaij@gmail.com eo blog é iancomicsrpgs.com (poi foi seguido de iancomics.blogspot.com )

Gabriel Araujo disse...

Ola, por favor, me add. no msn ou e-mail, gabriel.estudantre@hotmail.com
(estudantre é assim mesmo ok ... nã ota errado xD)
Preciso de uma ajudinha, por favor :)

Victor Gomes on 26 de julho de 2013 08:37 disse...

Vocês querem dizer blog de diário de campanha? '-'

Leitores

 

Teste!. Copyright 2009 Todos os Direitos Reservados -Tema Revolution Two Church- Créditos à Brian Gardner - Covertido para Blogger Template por Bloganol
BOM É JOGAR RPG!