12 de mar. de 2009

A Blogosfera Lotou! Mas...e daí?!


Os pontos de vista do crescimento.
Muitos tem notado e postado/publicado recentemente matérias como "Nossa! A Blogosfera Lotou!", ou "Como a Blogosfera está grande...". Nada de errado quanto a isso, pelo contrário, parabenizo aos criadores destas postagens, até por chamar atenção para aqueles que chegam para contribuir com o RPG nacional.
Seja qual for o sistemas de jogo, cenário, mestre ou jogador, com certeza hão de haver blogs que corresponderão ao perfil do mestre/jogador leitor (e quando não encontra ele mesmo cria um blog, o que acresce em mais um o número de provedores de informações RPGísticas), assim o leitor, chamado através das palavras do publicador sente-se motivado a trabalhar em cima das postagens, materiais e publicações que os grandes mestres do Brasil tiram de suas cabeças, assim como Zeus extrai Atenas.

Mas isso é bom, quem disse que era ruim? O único e real problema é a falta de identidade de alguns blogs. De vez em quando alguns mestres lêem esses blogs, fascinam-se pelas matérias, têm uma boa idéia para ser publicada, mas ao invés de procurar um contato para uma espécie de parceria, resolvem criar um blog. Daí esse crescimento desenfreado. De certo alguns blogs realmente conseguem se destacar, porque realmente o mestre em questão é literalmente um mestre no assunto.

Vide exemplos como .20, Inominattus, Rolando 20, que contam com uma equipe para publicar suas matérias, e como dizem, a união faz a força, e realmente faz. O que reflete no sucesso e repercussão que os blogs tem em toda esfera RPGística. Os leitores sempre esperam publicações maravilhosas abordando diversos temas, mas geralmente, os blogs têm sua identidade, e os leitores acabam se identificando melhor com o blog. Também temos aqueles que são feitos por equipes de um homem só! PopDice, Blog do Tio Nitro e o Laboratório do Doutor Careca são bons exemplos, onde a experiências dos mesmos geram grandes postagens (e construtivas, acima de tudo!), que levam os leitores a compreender melhor o RPG em si.

Mas e os novíssimos blogueiros? Os chamados RPGístas da 3ª Geração, como eu? Com certeza, apesar de sozinhos e com pouca experiência, alguns conseguem se sair muito bem no trabalho que tentam passar aos leitores. A idéia de criação d'O Grimório do Arcano fora acima de tudo a visualização de adaptações e atualizações para o 3D&T, em sua maioria com o Cenário de Tormenta, e parece que não temos muitos blogs com essa identidade, o que faz d'O Grimório uma identidade única, assim como muitos blogs novos que atuam na blogosfera.

Bom, espero ter passado a você, caro leitor (escrevo no singular pois espero que pelo menos uma pessoa irá ler o artigo), um pouco de um outro ponto de vista sobre a superlotação da blogosfera, levando em conta seu crescimento repentino em 2009, e que com certeza, e de forma inevitável, tende muito mais a crescer!

Abraços do Arcano!

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa a opnião!

Esqueceu de falar de um dos maiores blogs de um homem só, o Area Cinza! hehehe o cara posta uma ou duas vezes por semana, mas suas opniões até o pessoal bem mais velho (e veteranos do RPG) que ele escutam, hehehe

Essa identidade é importantissima, nem que seja "copiada" (a identidade) de outros, com posts de temas parecidos, ou até respostas como essa :)

Engraçado, achava que já tinha adicionado o Grimorio Arcano no meu blogroll, mas agora já foi.

No mais, bem vindo a blogosfera rpgistica.

Anônimo disse...

Muito bem colocada a sua opinião, Felippe. Ter uma identidade clara para o blog eu acho muito importante.

Só queria explicar que a "equipe" do Rolando 20 é basicamente eu, Daniel Anand, com uma ajuda do meu irmão, o Davi Salles. Ele também faz o podcast comigo. Com certeza minha vida seria bem mais tranquila com um ou dois colaboradores a mais! :)

Pelo menos conseguimos organizar a Iniciativa 4e para termos mais blogs produzindo material de D&D 4e em português.

Um abraço!

Daniel Anand

Anônimo disse...

gostei do post cara. É eu também acho que seria muito mais interessante para os novos blogueiros que querem publicar algum material pensar a respeito: Crio um blog apenas para copiar algum, ou crio um blog com identidade?

O meu próprio blog foi criado após ler o Rolando 20 e o Pop Dice. No início estava engatinhando, mas minah idéia sempre foi expor o meu jeito e dar minha identidade ao blog.

Para aqueles que apenas querem postar material, sugiro comentar em outros blogs para fazer uma parceria, ao invés de apenas sair criando blogs novos.

Acho q vou postar a respeito disso no meu blog. Boa sorte para você, já adicionado no meu blogroll.

Leitores

 

Teste!. Copyright 2009 Todos os Direitos Reservados -Tema Revolution Two Church- Créditos à Brian Gardner - Covertido para Blogger Template por Bloganol
BOM É JOGAR RPG!