15 de abr. de 2009

Matéria: RPG à La Carte


Mesa para Cinco, por favor!

Olá pessoal, mais uma vez a blogosfera rpgística acaba me dando uma luz enquanto visito alguns dos meus blogs favoritos. E o engraçado é que muitas vezes eles fazem isso até mesmo sem querer. Estava pensando, é impossível uma pessoa pesquisar seu sistemas ou cenário de RPG favorito na Internet e não encontrar o material que deseja (lembrando que não se trata de pirataria, e sim de adaptações, atualizações e projetos relacionados ao mesmo sistema). Seja qual for o sistema, do simples e ‘brasileiro’ 3D&T ao tradicional e popular D&D, você sempre encontrará material disponível, e raramente você acaba não encontrando o que quer (a não ser que queira encontrar um tipo de aventura que só você tenha em sua cabeça, nesse caso, faz você!), ou seja, é impossível não jogar RPG.

Com essa enorme agressividade que é passada informação rpgística diariamente, bytes e bytes de RPG chegando na sua casa, é de se notar que o RPG cresceu, mesmo em tempos de crise(?). Mas o que faz o RPG crescer assim? Para crescer é necessário novos usuários jogando. Isto justifica as ações impetuosas de investimento no setor. Aqui no Brasil, A Jambô Editora além do famoso 3D&T, que agora está na versão Alpha, que seria uma versão mais revisada e reformulada das versões antigas, está publicando o sistema Mutantes & Malfeitores (Mutants & Masterminds, nos E.U.A.), sistema que tem ganho um grande número de adeptos pela possível substituição do GURPS diretamente no nicho, que anda em leve decadência (os jogadores de GURPS que me perdoem). Lá fora, quem manda bem é a Wizards of the Coast, que há anos publica material na área de RPG. A Wizards conta com dois grandes carros chefes, o Magic: The Gathering, que seria uma espécie de RPG em cartas, que desde a década de 90 vem fazendo sucesso entre o público RPGísta, e o D&D, que ainda no ano passado era na versão 3.5, e hoje se encontra na versão 4E, vangloriada por uns e um pouco contestada e criticada por outros. Mas essa evolução de sistemas, realmente atrai novos jogadores?

Tudo que se relaciona a sistema tem a tendência de evoluir, vide próprios sistemas da informática, sempre vemos aqueles programas com um número ao lado. Por exemplo, 4.0, isso significa que o atual sistema utilizado já por quatro modificações e adaptações até chegar a versão atual. Com os sistemas de RPG é a mesma coisa. Há constante evolução, vide D&D 4E, já é a quarta edição desde que fora gerado o primeiro Dungeons & Dragons. Outro sistema é o 3D&T Alpha, que já foi Revisado, Ampliado, Turbinado, Reformulado chegou a uma não sucedida 4ª Edição (4D&T) e agora encontrasse na versão atual, a Alpha. Outra editora que resolveu mudar foi a White Wolf, que tinha os memorável sistema Storyteller, e seus cenários de O Mundo das Trevas (Vampiro: A Máscara, Mago: A Ascensão, etc.) e atualizou e reformulou o sistema e agora é Storytelling. Mas atualizar dados é realmente atrativo para novos jogadores? Alguns realmente achavam D&D 3.5 perfeito! E ainda acham, tem aquela resistência as atualizações.

Sistemas de RPG

Enfim, há sistemas e cenários para dar e vender(ou não!), é só escolher e jogar. Você pode jogar uma campanha futurista, fantasia medieval, pré-histórica, conteporânea, têm até aqueles que juntam todas as fantasias em um só... Existe um grande cardápio, e quem tem ele nas mãos são os DMs e Jogadores. Na maioria das vezes, o sistema jogado pela primeira vez é aquele que mas faz a pessoa se sentir tentada a jogar, quando encontra um novo sistema ou cenário, é difícil de acostumar, e fará suas análises críticas comparando-o ao sistema favorito dele. Só lhes resta escolher o sistema que se adaptam melhor e o cenário que irão se identificar. Claro que existem aqueles cenários que são meio desfavorecidos, mas adivinhem só, é aí que entram nossos queridos blogs, com a cacetada de bytes publicados por dia com muita matéria para você. Não tem como dizer que não pode jogar RPG. Vamos dizer então que o RPG é como um restaurante. É chegar, escolher a mesa, o cardápio e fechar a conta! E talvez seja essa a razão do RPG crescer tanto ultimamente, mas essa é assunto para outra matéria.

Abraços do Arcano!

2 comentários:

Anônimo disse...

O futuro está na virtualiação e criação de conteudo pelos proprios fans :)

Os blogs são isso não?

Fellipe Arcano on 16 de abril de 2009 às 16:48 disse...

Isso mesmo companheiro!
Como visto no seu post...

Abraços do Arcano!

Leitores

 

Teste!. Copyright 2009 Todos os Direitos Reservados -Tema Revolution Two Church- Créditos à Brian Gardner - Covertido para Blogger Template por Bloganol
BOM É JOGAR RPG!