10 de set. de 2009

Tagmar II completa 05 Anos!


Projeto Tagmar IIEm primeira mão (ou segunda?), anunciamos o aniversário de Tagmar II. Foi no dia 9/9/2004 que um pequeno grupo de fãs se reuniram para começar, de forma muito tímida, o Projeto Tagmar 2. Esta iniciativa nascia pequena, mas possuía uma grande ambição... Trazer de volta o 1º RPG brasileiro. Foi assim que teve inicio da primeira fase do projeto... Assim cresceu, e se difundiu o RPG mais brasileiro. Confira mais sobre a história deste grandioso projeto, do coordenador Marcelo Rodrigues.




O Renascimento
Durante um ano de trabalho, a equipe cresceu, e cresceu muito! Não se sabe de que calabouços vieram, mas fãs adormecidos surgiram dos 4 cantos do Brasil. Os trabalhos avançaram rapidamente, e em apenas 1 um ano produziu-se uma atualização massiva do sistema, onde dezenas de problemas foram atacados e resolvidos. O desafio não foi fácil, pois tinha como objetivo revisar e expandir, mas mantendo a identidade do sistema. Finalmente em 3/9/2005 foi lançado o Tagmar 2.0. Esta data marca o fim da primeira fase e o inicio da fase seguinte..

A Infância
O projeto agora começava ganhar corpo, passou a enfrentar o seu segundo desafio... Poderíamos produzir coisas originais e com qualidade? Até então o projeto tinha se concentrado em revisar/atualizar o antigo material do Tagmar. Esta fase foi extremamente tumultuada, com muitos altos e baixos, com a saída e entrada de muitas pessoas. Um período de discórdia, onde ferrenhas discussões dominavam os integrantes... Não era fácil agradar todos ao mesmo tempo.

Mas o projeto sobreviveu, e ganhou maturidade. O espírito democrático impulsionou o projeto e em 2006 finalmente foi lançado o primeiro grande livro totalmente original: O Livro dos Reinos.

O projeto ganha confiança, e de 2006 a 2007 a produtividade aumenta... Os livros passam a ter capas coloridas, é lançado o Tagmar 2.1, o Livro dos Arquétipos, Tagmar-Daemon, Crônicas de Tagmar, A Ilha dos Corvos, Livro de Criaturas, culminando em julho de 2007 com a criação de um fórum de discussão e o lançamento da versão 2.2, considerados por muitos a versão definitiva do Tagmar 2. Este lançamento de uma nova versão marca fim desta fase e o inicio da fase seguinte...

A Maturidade
O ano de 2007 termina, com uma grande incógnita: para onde vamos, o que pretendemos? Toda a parte de sistema encontrava-se agora pronta, e o projeto toma um novo rumo: o reforço da ambientação e suporte de jogo.

Esta é a fase na qual pela primeira vez Tagmar atrai novos jogadores. Uma nova leva de fãs começa a surgir, com novas idéias e muita disposição. O projeto atinge a sua maturidade e muitos lançamentos importantes são realizados... Traição e Magia (1º Romance para Tagmar), Livro das Ordens Sacerdotais (apoio a interpretação), Quadrinhos de Humor para Tagmar, Guia de Regras Resumido, Kit Mestre de Jogo, Nova Tabela de Críticos, Novos Mapas para Tagmar, Aventura "A Vingança", Livro dos Objetos Mágicos, e culminando agora com o maior e mais importante livro que o projeto já produziu: Terras Selvagens – o 2ª grande livro de Ambientação.

E agora? Para onde vamos?

O Futuro do Tagmar 2
Com a experiência obtida, o Projeto Tagmar prossegue agora com o intuito de dar suporte aos novos jogadores de Tagmar, num paço um pouco mais lento, mas muito mais consistente. Estão previstos lançamento de vários suplementos tais como O Torneio (Aventura Pronta), Livro das Magias Perdidas (regras), Aventuras nas Terras Selvagens (suplemento) e o Tagmar 2.3, (atualização com uma serie de regras opcionais).

Mas não é só isso... Com a confiança que todos têm depositado, e o reconhecimento, não só dos integrantes do projeto, mas também por parte da comunidade de fãs de RPG de todos os tipos, o Projeto Tagmar 2 pretende expandir suas fronteiras para os demais RPG, com varias novas iniciativas. Estão previstos a adaptação do Tagmar para outros RPG e o lançamento de novos suplementos de ambientação (para serem usados em qualquer sistema) tais como o “Livro dos Deuses & Demônios”, “O Império” e “As Ilhas Independentes”.

Tudo isso que já foi produzido e que ainda vai ser produzido, só é possível pela incrível força da Criação Coletiva. É a força dos RPGistas brasileiros que move este projeto para frente. Nós do Projeto Tagmar 2 gostaríamos de convidar a todos a participarem. Toda colaboração é bem vinda. Há espaço para todos: criadores de regras; escritores de aventuras, contos, romances; desenhistas e ilustradores; todos aqueles que quiserem arregaçar as mangas. Visitem o site do Tagmar e conheçam esta iniciativa. Participem! A inscrição pode ser feita em www.tagmar2.com.br/ComoParticipar.aspx, é fácil e rápida.

Desde já agradecemos os Heróis do Tagmar 2, e as demais pessoas que tem apoiado este projeto,

Saudações a todos,

Marcelo Rodrigues
Coordenador do Projeto Tagmar 2

Leitores

 

Teste!. Copyright 2009 Todos os Direitos Reservados -Tema Revolution Two Church- Créditos à Brian Gardner - Covertido para Blogger Template por Bloganol
BOM É JOGAR RPG!