Tutorial das Armas - Parte 01
Olá ocasionais leitores e pára-quedistas do Google.com, muito se fala de armas em sessões de RPG, generalizando, elas são as principais ferramentas na hora do combate, e são a elas que recorremos quando temos que desferir aquele golpe final no nosso maior inimigo. Porém, pouco se sabe sobre a história das mesmas. Pensando nisso, o Grimório do Arcano trará para você as histórias das armas que normalmente usamos nos combates RPGísticos. E a primeira selecionada fora a tão eficaz espada! Confira...
Tutorial da Espada
Histórico
Apesar de algumas unidades hipomóveis de polícia ainda adotarem a espada (inclusive para praças), atualmente ela é principalmente um elemento simbólico. Em celebrações militares, representa a justiça e autoridade do oficial nas Forças Armadas. Em artes marciais, a prática do manejo da espada é um veículo para o desenvolvimento espiritual. Finalmente, há também o lado esportivo, representado por disciplinas como a Esgrima e o Kendo.
No Mundo
Talvez devido à influência da cultura de massa, em especial dos filmes de artes marciais e videogamesjaponeses, alimentou-se o mito de que as espadas ocidentais, de dois gumes e lâmina reta, eram pesadas e de difícil manejo, em comparação com a katana e outras armas orientais. A comparação entre peças históricas do Ocidente e do Oriente mostra precisamente o contrário, no entanto. A espada foi popularizada, principalmente, pelos livros de histórias medievais.
A espada na Idade Média
A espada era o instrumento bélico favorito na Idade Média (seguido pelo arco e pela lança). É uma arma de curto alcance e, pelos conceitos da época, bem perigosa. A espada era utilizada em larga escala nessa época, nas Guerras Santas, as batalhas contra os mouros.
Características

Tipos de Espadas
- Florete
- Sabre
- Katana
Existem katanas que possuem a lâmina reta para facilitar a sua ocultação, utilizadas por ninjas. Essas katanas tinham a guarda (tsuba) quadrada e podiam ser utilizadas como apoios para ajudar a pular muros.
Dependendo do tamanho, as katanas eram classificadas como daito, katana ou wakisashi. O conjunto de espadas utilizado por um samurai chamava-se daisho e consistia em uma katana e um wakisashi.
Há ainda um tipo de Katana chamado Masamune, cujo comprimento varia de 120 a 175 centimetros, sendo assim uma espécie de equivalente oriental da Montante
A Espada de Perto
A espada é formada por uma lâmina de metal reta, com gumes dos dois lados e uma ponta. Essa lâmina era fixada no cabo da espada, feito de metal ou madeira; normalmente o cabo era grande o suficiente para que pudesse ser segurado com as duas mãos, diferentemente do que é visto nos filmes e videogames. A espada tem seus caminhos, forças e usuários. Sua dimensão é variável, comportando a origem do metal, forja, força efetiva e maneabilidade.
Outrora, mestres forjadores europeus, árabes e orientais estabeleceram as regras principais da lâmina: concisa, formato variável, tenaz, durável ao combate. Diversos materiais e feitos deram forma ao objeto marcial, do bambu ao titânio. Seu significado permanece forte na História Antiga e Moderna.
3 comentários:
Wowww!
Saudações, jovem.Parece que o blog cresceu.Construiu mais algumas janelas e levantou estantes para os livros, né?
Muito legal.Cresceu.
Gostei da notícia sobre a espada.Nunca me deparei com o seu passado remoto.Vale a pena ler!
Bom trabalho,
www.covildomago.wordpress.com
Muito bom! Apreciei bastante! Parabens!
muito fixe... a espada da imagem parece me k seja uma Lencaster, certo???
Postar um comentário